29/10/2010

Receita: Berinjela enformada da Nona

Essa refeição faz meu cumpadi suspirar...
mais uma receitinha de família... da nona...
Penso que daqui a pouco vou montar uma cantina aqui na roça...
...já pensou dançar uma tarantella com um tilintar de viola?! =]

O segredo é fazer com carinho e temperar direitinho, isso faz toda a diferença...
Espero que agrade as cumadis... afinal, são receitas carregadas de história, de lutas e vitórias! =}

Na Cantina de Amehlia tem...
amor em forma de receita...

Sua fatia já tá separada com um suco de uva purim...


Berinjela Enformada da Nona

Modo de preparo

Cortei 2 berinjelas grandes (as menores são mais fáceis de fatiar, mas não encontrei).
Fatiei e coloquei em uma bacia com água e sal para tirar o amargo da berinjela. Depois é só trocar a água para retirar o excesso de sal e escorrer.


Fritei toda a berinjela e tirei o excesso de óleo sobre guardanapos (faço camadas de berinjela e intercalo com guardanapos para secar ao máximo).

Dicas:
Deixe a panelinha com água, limão, cravos... o que agradar, fervendo para tirar o cheiro da gordura.
A berinjela assada é mais saudável sim, mas o sabor não é o mesmo.

Recheio

Em uma vasilha pique e umedeça até 3 pãezinhos no leite.

Misture bem

1 cebola picada;
2 tomates picados;
4 colheres (sopa) de molho de tomate pronto;
Salsa e cebolinha;
Sal (Usei 1 colher (chá) tempero Italiano Kitano , um pouquinho de tempero caseiro)
Se não tiver use o sal (evite colocar alho para não roubar o sabor);
2 ovos batidinhos.
(Acrescentei uns pedacinho de queijo Minas frescal, mas pq sempre tenho)...

Em uma receita anterior usei catupiry e não mostrei a embalagem.
Eu compro esse do potinho.

(Faltou uma foto... por isso vou explicar...)
1. Disponha na forma com orifício central as fatias de berinjela, não precisa untar pois elas já tem a gordura da fritura. Preencha toda a lateral e o meio...

2. Despeje a mistura do recheio sobre as berinjelas, observando até a altura que foi enformada.
3. Colocar colheradas de catupiry (ou seu requeijão preferido).


4. Disponha mussarela ralada por cima.


5. Coloque uma camada de presunto.


6. Cubra com o restante das fatias de berinjela e um pouco de queijo mussarela.

7. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos.




Desenforme ainda quente e apoveite o catupiry e o queijinho ainda borbulhando...

Um bejim grande!
=)

25 comentários:

Nine disse...

Delícia! Delícia! Delíciaaaaaa!

Bom final de semana!
Nine

Graciela disse...

Gente que especial essa receita, diferente e parece muito deliciosa!!
Parabéns, adorei!!

Abraço
Gra
www.entrecoposepratos.blogspot.com

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oiê...
Nossa, Vinni...foi só olhar o teu post que me deu água na boca...tá certo que está na hora da janta e eu não como nada desde o meio-dia, mas...tá lindo isso, menina! Todos devem amar quando tu fazes esse prato...com certeza! Bjkas!

Sandra G disse...

Uauuu, espectacular.Sem palavras.
Deve ficar uma maravilha.

Bjs

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Que delícia! Nunca tinha visto uma receita desse de berinjela. Um trem bom demais da conta sô!
Bjs Carol

http://cozinhando7.blogspot.com

Maria Célia disse...

Oi Amélia
Esta berinjela deve ter ficado muito boa, só tem ingrediente bom e gostoso, que devem fazer toda a diferença, uma vez que berinjela é muito sem graça.
Bjos e boa noite.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

ENTENDI TANTO QUE DEU VONTADE DE FAZER AGORA MESMO!!!
HUMMMMM PARECE MUITO BOM!

Jotta e Rosley disse...

Oi Cumadi! Uma boa noite! Esse passo a passo está perfeito e a receita deve ter ficado muuuito saborosa! Além do que é completa, não precisa mais nadinha! Abraços e que Deus continue a abençoar essas família!

Ana Paula Lazzarotto disse...

Oi, Vinni!

Amei o teu comentário no meu blog...( sim, moro na "colônia" - aqui não se chama fazenda he, he...)dei boas risadas com a tua colocação de "dar de cara com o concreto"...sabe que eu não tinha pensado nisso?! Então o negócio é colocar uma proteção de tela no computer tipo "natureba" e um aromatizador de ambientes aroma "natureza" ou "flor de laranjeira"( rsss). Bjkas e boa noite!

Lili Bolero disse...

Ô cumadi....sobrô um pedacin preu experimentá? Eita que essa berinjeta deve di tá uma dilícia!!! Fiquei muito feliz por você ter ganhado o prêmio da Brazilazy. Você merece, viu? Agora é só aproveitas pra relaxar. Beijos e bom final de semana.

Cantinho da Jana!!! disse...

Vini querida...Muuuuito obrigada por nos prsentear com essa receita de família...Agora com certeza vai virar a receita de muitas outras famílias também...inclusive a minha, vou fazer loguinhooo...rsrs

adorei de verdade

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

Fabiana disse...

Vinni,
Receitinhas com berinjelas são sempre bemvindas!
E a sua receita está super caprichada, quase me perdi nos ingredientes...kkkk
beijos

A arte em ser mulher disse...

Cumádi que receita deliciosa.
Desejo um excelente fim de semana para vc.
Bjus =)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida
Teu prato é de matar as cuocas italianas de inveja!
Fica linda a apresentação!
Também acho que nesses pratos a beringela é sempre mais gostosa frita do que assada.
Um abraço
Léia

Nereime disse...

VInni, tenho acompanhado todas as novidades que saem da tua cozinha, mas essa berinjela me pegou de jeito ...que loucura ...deu água na boca!!!!
beijão

Xana Bértolo disse...

Super original, e com um óptimo aspecto :)..
beijinhos

Rosângela Oliveira disse...

Sempre passo por aqui para apreciar suas receitas e me deliciar com seu jeito característico de falar...
Sou mineira, como você...
Vou fazer essa delícia de berinjela... tenho ótimas receitas também...
Venha me visitar
www.cafecomretalhos.blogspot.com
Beijos

Rosângela Oliveira disse...

Sempre passo por aqui para apreciar suas receitas e me deliciar com seu jeito característico de falar...
Sou mineira, como você...
Vou fazer essa delícia de berinjela... tenho ótimas receitas também...
Venha me visitar
www.cafecomretalhos.blogspot.com
Beijos

Calma que estou com pressa! disse...

ai aiga - assim não vale - tô com a maior fome - e adoro requeião , alíeas tudo que está na receita-
quera saber se tu já recebeu email da brasilazy?

bjs

Giuliana: disse...

Cumadi,

Como já sabe não sou fã de beringela, pra variar..haha. Mas essa sua receita me chamou a atenção.

De antemão aceito o suco de uva purim...purim.

beijos

Anônimo disse...

Hummmm...Isso deve ser bommmmm...

Daniana Bittencourt disse...

Que delícia deve ficar...
Além de bonitão esse enformado!
Bom fim de semana comadre!
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Pam disse...

Hum, faz séculos que eu não deixo um "oi", por mais que eu sempre vejo as atualizações, mas hoje vim deixar um recadinho nessa berinjela maravilhosa, to com agua na boca...aiai... :)
Beijinhos e uma semana linda pra você

Grazi disse...

Hum...eita trem bão sô...imagino q sua famia come bem, hein? Bjcas

Fla disse...

Jesus menina que coisa mais deliciosa! Já falei que sou berinjeróloga assumida?
Amo!
Receita anotada!
Beijos