09/09/2010

As côissin di casa diVó

Bão... chuva d'água num tá caindo não... agora, chuva de palavra importada essa tá de puxá cum rôdo...
...mió nem comentá pq cada um pensa dum jeito, né?! ;}
quase nem falo português direitin.... quem dirá falá de outro jeitin... *.*

As côiss di casa são chamadas de Shabby chic... Vintage... Retrô... Kitsch....
... algumas podem ser traduzidas simplesmente como brega... cafona... fora de moda...
para alguns, não é mesmo?! =) ...
O que era antigo... do tempin davó... ressurgiu e trouxe nostalgia... trouxe saudosismo de um momento q parece não voltar mais... trouxe lembranças... êe sardáadi dus tempin bão!!!
E assim a casa fica praticamente com um sabor envolvente... raro...
de comida que facilmente era encontrada na cada de mãe...
Prá outros continua sendo brega... e nada mais!

...sou assim... do tempin da vovozinha
e guardo tudin na minha cozinha...
=)
A moranga fica em cima do fogão...
guardando aquele doce de abóbora no
formato de coração...
Tá servida cumadi? :}

E a capinha pro gás...
será que isso ainda se faz?!

Tem o tripé com mantimento...
esconde essa riqueza que
é usada a qualquer momento...

Ah! E o paninho de crochê...
É lindo prá mim... será lindo prá você?!

Cortininha prá ficá bádápia...
ficou parecendo com a casa da tia? :]

Tapetinho de retalho...
prá muitos parece um espantalho...


Lembra do esmaltado?
Eu uso...
e isso só rima com saudade! :}

Achou tudo jeca cumadi?!!
É assim mess que nóis vive... é assim que a vida nus zóia...

... Nóis é jeca mais é jóia!!

Um bejim!
=)

44 comentários:

Maria Lúcia - Asas da Imaginação disse...

Oi amiga! Amei o post!Rsrsrsrs... foi muito divertido passar por aqui, tá?
Beijos.

Calma que estou com pressa! disse...

é mesmo né vini? o que er ridiculo ano passad aora viru shaic chic- eu estou na moda, porque nunca abandonei meus crochês, até o ano passado era coisa de veia, agora todo mundo quer aprender- doro teu tipo de asa, que tu faz a tua moda, e não segue tendencias, não gosto de casas inimalista=não tm nada, paree que tu tá entrando numa loja com toda decoração já ronta - eu gosto das mihas coisinhas, das minhas recoradções, e não tô ne aí para os que outros pensem- este meu shabic chic-
adorei teu texto é bem assim que penso-
bjs

Daniana Bittencourt disse...

"Cumadi"! Tenho dois tapetinhos desses de retalhos que minha mãe me deu! E tenho duas panelas esmaltadas e sou apaixonada por elas. São vermelhas por fora e brancas por dentro. E o tempo da vó era bom "purdimais".
BEijos, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Virginia Hortela disse...

Olá amiga como vai? Esse doce de abóbora eu adoroooo! E o de batata doce?..., por aqui é difícil encontrar, mais quando vejo compro logo, na minha infância comia muito, pois meu pai vendia na padaria e um tio meu me chamava de paçoca....rsrsrs. Nossa como eu comia paçoca, tinha uma que se chamava pilantra ela tinha chocolate...hummm!!! Bons tempos! Adorei o trio de galinhas e eu gosto muito de paninhos também...rsrsrs. Uma ótima sexta-feira para você! Beijos, Virginia.

Ana Matusita disse...

Adoro esse retrozinho básico.Charme puro na casa da gente, né?
Bj

Soraia Melo disse...

que trem de bom de post amiga :)
Eu tive tudo isso!
e vc esqueceu de comentar que é "cute" :)
beijinhos e um lindo fds pra vc querida,
So

Chris Ferreira disse...

OI Amehlia,
muito bom relembrar as coisas da casa da vovó.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

JOANA CAMPOS disse...

KKKK eu só num uso a capa de gáz que fica escondido debaixo da pia....


Bjs

Joana Campos

Isabel disse...

Querida Vinnie,

Eu acho a sua decoração muito mimosinha que confere ao seu lar um look muito aconchegante. Gosto imenso das cores, gosto imenso desse estilo que nos remete sempre a bons momentos da nossa vida! E olhe querida amiga, que muitos desses objectos são objecto de desejo nas Feiras de Antiguidade que gosto sempre de visitar. Está perfeito e acima de tudo está ao seu gosto, e isso é o fundamental! Eu também gosto assim!
beijinho grande linda Vinnie.

Tida disse...

Que lindo ! Gostei muito de tudo, mas pricipalmente da moranga rm cima do fogão!
Das xicrinhas esmaltadas eu me lembro muito bem! Ai, que saudade!
Agora, forrinhos de crochê eu tenho também e faço até hoje.
Bjs

Valéria disse...

Olhando essas fofuras que você postou as fotos (eu sou desse jeitin também!) eu com certeza me sentiria em casa, aí na sua, rsrsrs
Eu amo de paixão a simplicidade e isso tudo prá mim é muito lindo. Amo quando vou prá Minas com minha sogra, visitar os parentes dela. Como eu queria morar assim!
Não tenho nada chique nem modernoso na minha casa. Meus móveis são de madeira rústica (mas esses eu não gosto muito porque não se acabam, e eu já olho prá eles há quase 20 anos, pois eram da minha sogra, kkkkk).
Sabia que eu tenho uma admiração do tamanho do mundo por você? É que quando você escreve, dá prá ver seu coração, e eu gosto demais do seu jeito de ser.
Beijos
Obs.: quero deixar claro que queria dizer mais coisas, mas iria parecer piegas, sei lá, rsrsrs
Valéria

Unknown disse...

OLA AMIGA COMO ESTÁ , ...., FIQUE COM DEUS, ESSE BLOG É O MAXIMO . BEIJOS EMILIA

Vicentina disse...

Olá querida, se ter tudo isto é ser jeca, pode ter certeza que tbm sou rsrs, além de tudo isto ainda tenho panelas de ferro e de barro, sou jeca tbm mas adoroooo!!!
Sua casa é um brinco, adorei este tripé para latas de mantimento, sabe que sempre estou garimpando nos usados para encontrar coisas antigas?
Olha gostei pordemais do seu sanduíche de pérola, mas gostei mais ainda da sua "pérola preciosa", lindaaaa!!!
Bjs e um Bom Final de Semana.

welze disse...

Ô minha linda, vendo tudo isso me deu uma vontade danada de lhe dar um baita abraço. Que sentimento gostoso me invadiu. Sinta-se abraçada carinhosamente. Bom final de semana

Anita disse...

Que brega q nada, a casa tem q ter alma, senão parece showroom, tem que ter história, na casa da Anita tudo tem história e se não tem, invento com minhas próprias mãos pra perpetuar para os filhitos. Bjs, Anita.
http://casadaanita.blogspot.com/

Isis disse...

Adoro tudo isso!Tudibom!!!
Então tbm sou brega e Jeca cumadi!
bjinhus

Rose Oliveira disse...

Oi cumadi, ri muito e me deu saudade da casa de minha avó e das tias no interior...adorei! menina a quanto tempo não via esse porta-panelas, pois minha avó usava para colocar panelas penduradas, é uma reliquia...acho que sou meio retrô também ou do tempo da vovó mesmo pois não me desfaço das coisinhas desse tempo, lembranças de pessoas queridas que já se foram e marcaram nossas vidas. Crochê uso pois adoro, mais sempre com cuidado para não poluir demais, rss...amei o post cumadi, mil beijim.

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

OI VINNY
KKKKKKKKKK VC É DEMAIS TÁ TUDO LINDO!!!

Maria disse...

Eu também adoro as coisinhas do tempo da vovó, lembra muito a minha infancia, eu ainda quero ter um monte dessas coisas aqui em casa.
Bom fim de semana.
Beijos

Andréa Santana disse...

muito lindo seu blog, diferente, criativo.
andréaquitutes.blogspot.com/

Andréa....

Casa RaSena disse...

minha querida!
que postagem mais alegre.
e não é que é verdade!
o que ontem era brega, hoje é chic!
tudo lindo do tempo da vovó - mais útil!
fica com DEUS e tenha um lindo findi semana!
bjbj

Edna disse...

cumadi, mais qui prosa bôa sô...adorei seu jeitin minêro de fala di suas coisa uai!!!
agora vÔ sigui ocê...num tem cumescapá.
bjim procê inté maisvê.

Tb sô das Minas Gerais...

Fabiana disse...

Vinni,
Saudades!!!!
Adoro os seus comentários..kkkkk
Pois é, esqueci de postar o temperinho do peixe, vou corrigir.
Mas ainda tenho muitos posts atrasados para postar.
bom, mas agora falando da sua cozinha....adorei tudo!
Me lembra a casa da minha mãe.
Os doces de aboboras em formato de coração, também adoro!!!!!
Eu tenho muitas toalhinhas de crochê que ganhei de uma amiga muito querida.
ah, ainda estou devendo um email..kkkkkk
ou melhor, já escrevi um rascunho, mas sempre que vou finalizar, tem uma voz gritando, lá no fundo: Manhêeee!!!

Talita disse...

Eu morro de rir com o jeito que você escreve! Mas o "Nóis é jeca mais é jóia", foi demais, né?! hahhahaha

O tapetinho é um clássico! Será que tem alguém que nunca viu um desses por aí?

Beijos, querida

Simone Scharamm disse...

Oi, Vinni,
Eu curto tudo isso...sou das antigas,rs! Esses detalhes me lembram de colo de vó, carinho, infância alegre, cheirinho de bolo no forno...Quero deixar essas doces lembranças pras minhas filhas também!
Amei esse post! Te visitar me faz um bem!!! Obrigada,viu?
Beijos!

Marly disse...

Vinni,

É isso aí, 'Nóis é jeca mas é jóia', ou como disse a cantora Sandy, 'Nóis é jeca mas é felizzz', rsrs. Adorei tudo, tenho algumas dessas coisas em casa; você é chic 'no úrtimo', rsrs.

Um beijo e bom fim de semana

Fernanda Reali disse...

O que importa é ter estilo, personalidade! E bora faer a capinha do garrafão, cumadi?

beijossss
Adorei e retuitei pras amigas

ameixa seca disse...

São bem bonitinhas :)

Soraia Melo disse...

Oi minha linda, por aqui estamos bem e nos adaptando aos poucos, mas SF lembra muito o Brasil Vini...entao parece casa :)
Amiga, aproveite muito o fds, viu?
beijinhos carinhosos
So

Pitadasdilu disse...

Ai Vinni, sempre que leio tuas postagens me dá alegria, pois você tem um jeitin muito bom pra escrever, viu fia?!!
Olha se é brega ou não eu não sei, mas eu amo muito tudo isso. Essa moranga minha mãe tinha, eu já procurei pra comprar e uma vez até achei, mas tava com uma baita lasca, então continuo a minha procura. Capinha de gás já usei e muito quando morava no apt, mas agora morando em casa, os botijões são maiores e ficam numa casinha só pra eles lá no quintal (mas a pouco tempo fiz uma em crochê pra minha mãe). Esse tripé me apaixonei, mas nunca vi por aqui. Paninhos de crochê tenho bastante, uns que fiz, muitos herdados da vó, da madrinha, espalho pela casa. Cortinas também dão um toque mais que especial na casa, mas tenho que confessar que aqui estão faltando cortinas para deixar mais aconchegante. os tapetes de retalho também gosto muito, na cozinha, na porta de entrada. E os esmaltados são umas fofurices.
Pelo jeito gostamos de coisas bem parecidas.
Um ótimo fim de semana.
Bjos, Lú.

Gina disse...

Vinni, minha amiga,
Não tenho potinho de cerâmica, mas adoraria uma receita de docinho de abóbora em formato de coração!
Botijão aqui é daqueles grandes e "num carece" de cobrir, fica escondidinho fora de casa...
Minha mãe tinha um tripé que colocava panelas e ainda pendurava outros apetrechos (até essa palavra é das antigas, né não?).
Paninhos de crochê tenho uma coleção, todos feitos pela minha mãe. Já bordei muito ponto-de-cruz, mas o acabamento deixava por conta dela.
As galinhas e as canequinhas são fofíssimas!
Tem uma loja aqui chamada "Lá de Minas". Toda semana vou lá comprar queijinho mineiro. Tem canequinha esmaltada, carroça de boi de artesanato, garrafa de leite... Sempre lembro das minhas amigas mineiras, quando vou lá!
Bom final de semana.

Unknown disse...

O bom da vida é viver feliz e como a gente gosta ! adoro passar por aqui e tomar um cafézinho, bom demais!!
bjks, otimo fim de semana !!

Debora koso disse...

Nada eu sempre venho aqui,mesmo meia desorientada,rsrsrsr(,perdi meu trabalho),mais sou mais euzinha a porta se fechou mais a janela podera abrir,rsrsrrs,bjim pro ce viu....!muitas luzes coloridas amei o tripe de cozinha que fofura muito caprichadim gosto demais de tudo ai,bj

Debora koso disse...

VEnho aqui sempre,mais as pessoas nao me visitam porque minhas atualizacoes nao mudam,rsrsrsrrs,realmente preciso postar mais,fui mandada embora de meu trabalho,rsrsrsr,mais sou mais euzinha,a porta se fechou mais a janela pode se abrir....,rsrsrrsr,mil bjim no ce viu!!!!!!Muitas luzes coloridas!!!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Vinni prima, concordo plenamente com vc, inclusive vc com todas essa fofuras faz a gente relembrar tanta coisa linda, adorei tudinho, que delicadeza amiga, parabéns está tudo um mimo, bjkas enormes no seu ♥ e uma semana ultra linda p/ vc e family, ;)...

Chris Ferreira disse...

OI Amehlia,
tem selinho para você lá no blog.
Quando puder, da uma passadinha lá para ver, tá?
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Priscila Beneducci disse...

Sempre achei aqui lar doce lar, e e mesmo....

Fátima disse...

Vinni minha lindinha,
tudo muito fofo, pode ser brega ou cult, não importa não é amiga!.
O que vale é o estado de espírito, a alegria de viver e ser feliz, mesmo que seja vestindo uma capinha de butijão de gás, rsrs.

Adorei o sanduiche de chocolate, deve ser uma delícia, ô perdição sô.

Beijin no coração.

none disse...

kkkkkkkkk..ai amiga,nos e Jeca mai nos e Joia..ne?,quando não quise mais um desses troço,manda pra mim que nois troca...rsrsrsrs.
Lindas as suas coisas,você sabe quanto custa só um bule ou uma leiteira destas esmaltadas...aqui R$70 a R$80.00...rs
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Luzia Lira Pedagoga disse...

Adorei post. Ri muito e lembrei de muitos desses objetos. Afinal já sou vó, rs.



Bjos Luzia

Re Batista disse...

Uso tudo e gosto de tudo!
Gostei mais ainda de te ver no mosaico com um post tão lindo e cheio de poesia.
Beijokas e bom fim de semana.

Casinha da TICA ♥ disse...

Amo tudo isso.
Xerooo

Duas Moças Prendadas disse...

Olá
AMeI TUDO TB. SOU ASSIM, RSS, JECA, MAS FELIZ !Brincadeiras à parte, é muto bom ter uma decoração tão afetiva .
.
Beijo no♥ e lindo fds !
http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

Paulinha disse...

Aííí cumadí,chorei largado dessa saudosidade toda,lembra aquela infância boa que a gente tinha, simples como a vida deve ser,em que a gente pulava amarelinha,brincava de elástico, pula corda,pega varetas, piques diversos(pique tá, esconde, parede,etc...),a gente brincava de ado-leta,passa anel,telefone sem fio. Puxa vida,hoje a garotada só que saber de internet,computador, vídeo-game e um monte de nomes difíceis que elas mesmas não sabem o que quer dizer(quem dirá a gente rsrsrs).
É ipod,MP3-4-5-29,342 ,Cross Fire,Pont Bleak,Fiuk,mouse pad,HDTV,Som Surround, notebook, notepad,e a lista não acaba...Mas talvez se você peguntar a uma delas se sabem brincar de passar o anel, elas vão achar que é um assalto ou então algo mais promiscuo rsrs.
Bons tempos que a gente ia até a vendinha do seu Manelll comprar aquele doce de abóbora em formato de coração,Maria mole,suspiro, e chiclete Ploc que vinha com uma figurinha pra gente raspar no caderno da escola.
Amei seu post cumadí,me lembrou esse e um monte de outras coisas boas mais,mas que não dá pra falar por senão meu comentário vai ficar maior que o seu post rsrs.
Um grande beijo pra você!!!
Fica com Deus!!!