13/04/2012

Fógád'íi repôi cum ái e ói, no roçado de Amehlinha!

Aqui boba... Iêu fico numa alíigria imensa... uma bitéla!
... qdo as cumadi e us cumpadi lembram dímim mandanu recadim nus imêi e feicibúq. 
É sarrtifação prámádi métro, ô síié! =)


Ístrudia mêss, cumadi prendada Luci Cardinelli, mandô uma receitinha de 
minha terra, foi sáardádi na hora. Aprontei u fugãozíindilênha, u panelêro, us 
têmperr e fui fazê u fogadim. 

Cêis dexa tudo separadim sifô fazê antes dií pru capinado trabaiá...
Inté a táuba dicarni e uma faca afiada na pedra mode num tê isquecimento, cumbinado?!

Iscói uma cabêss di repói vísstoza e cun'as fôia briiante. 
Só disprezza uquí num tivé serventia mode u fogadim rendê e o povo tudim si fartá!

E us dêendí ái dus bão modi prifumá u quartêrão!

A cebola sí ocê agradá adquiri uma côdiôro inté seu zói briá ...
Fógád'íi Repôi cum Ái e Ói

Ingrediênti:
1/2 cabêss di repôi
1 cabêss di cebola
3 dêndíi ái
1 cuié di ói limpim (Espia, quíi ói usado nóis num joga na pia, manda reciclá, viu?!)
1 cuié di mástumáti 
Sálzim a gosto

Mé quíi nóis fáis?
Facim dimais da conta...
Cásca u ái, pica u ái e soca dicumforça nu socadô junto cum salzim.
Vamô corta a cebola anssim bem finimm e sem chorá prá num inrugá.
Agora pega o repôi e pica tamem, faz um sêrviss caprichado.
Se ocê quizzé coloca a mástumáti e mexi ca cuié inté faze um môi.
Prontim!


Prefiro colocá us tumati picadim, e nêss dia troquei pell' tumáti íinrodela 
pra fazê a salada. É mió prá saúd'dus fíi tudim, du cumpadi e dazz visita.



Na horta do quintáar tem cebolinha verdinha isperanu só nóis côiê e picá.
Ê terrinha boa e abençoáadimáis a nossa quíi si prantanu tudo dá!


Se cêis tivé árrguma dúvida ou sí lembrá di mim, escreve que vô adorá!
Diquárrque jeito... tamo junto! 

Um bejim!
=)

Se quiser prosiá, me chama!
- Facebook:
Fan page , você já curtiu, cumadi?
- E-mails:
amehliadigital@hotmail.com
falecom@amehliadigital.com.br
- Twitter:
@amehliadigital

16 comentários:

FELTRO POR MIM disse...

Muito boa Vinni! Aqui faço com pimentão picado bem pequenino e para variar, vez ou outra cenoura ralada bem fininha! De tudocontéjeito é bão!

Anônimo disse...

Cumadi ocê paro transito , que delícia!

Mabi Mathias disse...

Eita nóis fia..... esse trem é bão dimaisdacontasô !!!!

Lina disse...

Tão simples e tão bão!Gostei demais da conta, mesmo paulista e meio portuguesa, consegui decifrá o mineirês. Escrevê é mais dificer!
Beijim

Alê Viotti disse...

Olá Vinni, td bem???
Como uma paulistana nata, mais morando em terras Mineiras agora, tive um pouco de dificuldade de traduzir todo o seu texto de hoje...rsrs
Mais aos poucos estou me acostumando com a pronúncia mineira...sabe que aqui o povo ri também do meu jeito de falar...rsrs
Adorei ver como vc preza pelas suas raizes!
Bjooos e Bom Findi.

Unknown disse...

Que delícia isso tudo!

Belo Papel Comemorações Únicas disse...

Minin... Ocê mi dexô cuma fómi qui só!

Bejim procê!
Deliene Alvarenga
www.belopapel.com

Unknown disse...

adorei a receitas em "russo"
rsrsrrssr

bj

Keila disse...

Eu que sou mineirinha de belzonte tendi tudim! bjim procê

CONSTRUIR E COZINHAR disse...

Eeeeita cinum é tudibão mêmo?
rs
01 chêro procê! Laine.

Velminha disse...

Geeente du céu!!! Mas o trem tá bão demais aqui..hihihi
Amei a postagem e as fotos estão demais!
Um abração querida!
Velminha

Velminha disse...

Geeente du céu!!! Mas o trem tá bão demais aqui..hihihi
Amei a postagem e as fotos estão demais!
Um abração querida!
Velminha

Lívia Mathias disse...

Achei muuuuito engraçado kkkkk
É difícil entender mas é delicioso de ler e tentar falar igual a um mineiro. Estou me divertindo kkk

Belas fotos! Becitos flor

Morar bem disse...

Oi Vinni,
Eu gosot muito de repolho tb e sempre q posso faço. Agora, com um sotaque delicioso só encontramos aqui risos!!
Estou adorando suas fotos, parabéns!

Beijos, Lucinha

Monalise Nogueira disse...

rsss amei poseá cunôce cumadi!kkkkkkkkk

Morar bem disse...

Querida,
Fiz o refogadinho sem sotaque...risos
e ficou delicioso!
Procurei uma louça pequena para ficar igual ao seu, todos amaram!

Obrigada! Lucinha