12/03/2012

Sformato de batata, espinafre e queijo

É assim mesmo cumadi e cumpadi... não tem como ficar bonitão pra foto,
mas tem como ficar bem gostoso, viu?!
Comidinha para o pessoal que gosta de uma churrascaria é uma bela picanha...
para os vegetarianos costuma ser assim... uma hortinha gratinada! =)

Sábado chovia muito e eu tinha que sair para trabalhar... um arroz daquele na panela
elétrica e uma fornada nutritiva foi o que tivemos para o almoço.
É praticamente um omeletão com batatas chips por cima e depois de assado é só desenformar.
Cortada em chips a aparência fica muito mais bonita, porém, por praticidade,
ralei a batata, a muçarela e fiz a cobertura com tudo misturadinho, tá?!


Sformato de Batata, Espinafre e Queijo

4 batatas médias
½ maço de espinafre ou ½ pacote congelado
3 tomates cortados em cubinhos e sem as sementes
2 cebolas roxas cortadas em cubinhos
½ xícara (chá) de salsinha picada
200 g de presunto cortado em tirinhas (não usei)
1 colher (sopa) de orégano
300 g mussarela cortadas em tirinhas
5 ovos batidos
50 g de parmesão ralado
Sal a gosto
Azeite a gosto

1 batata média cortada em chips (eu só ralei)


Modo de preparo

Cortar 4 batatas em cubinhos e cozinhar. Reserve.

Refogar o espinafre com um fio de azeite e picar com a faca. Reserve.

Numa vasilha, misturar bem todos os ingredientes amassando levemente as batatas cozidas.

Cortar a batata, que sobrou, bem fina como se fosse chips. Reservar.

Untar uma assadeira com a manteiga e a farinha.

Inserir a mistura na assadeira e cobrir com as batatas cortadas a chips.

Aquecer o forno a 180 graus (temperatura baixa). Após aquecido, levar ao forno aproximadamente por 35 minutos ou até as batatas dourarem.


Notas:
1. Receita: Dia a dia - Daniel Bork.
2. Sformato: Desenformar.


Uma noite com um lindo formato prá você, viu?!

Um bejim!
=)

11 comentários:

Dricca Kastrup disse...

hmmmm parece ótimo !!! bom apetite ! rsr

Jotta e Rosley disse...

Pode até não ter ficado bunitão cumadi, mas tá com cara de gostosão...
Abraços!

Dafne Augusto disse...

No fundo, o que importa é o sabor. A cara está ótima tb, isso quentinho deve ter sido uma perdição

bau da lola disse...

delicia, andiamo mangiare?

Ana Rita Marreiros disse...

Que maravilha amiga!!!Uma comidinha bem reconfortante!

Bjoka
Rita

Patty Rocha disse...

Oi Vinni!
Eu adorei a aparência pq queijo e batata na cobertura com certeza vai ficar maravilhoso.
E feito c carinho que vc tem, estou certa disso!!! Anotadíssima e fácil.

Bjs!!

Patty Rocha disse...

Oi Vinni!
Eu adorei a aparência pq queijo e batata na cobertura com certeza vai ficar maravilhoso.
E feito c carinho que vc tem, estou certa disso!!! Anotadíssima e fácil.

Bjs!!

Morar bem disse...

Está chovendo tanto prá cá que eu gostaria de almoçar o Sformato, conforto total!

E achei a carinha do prato bem atrativa, douradinho e com um arroz branco, que delícia!

Boa semana para vc e os seus!
Beijos, Lucinha

Imaculada disse...

Meu Deus!
Cada dia melhor... Já salvei na minha pasta de receitas. Estou precisando de receitas assim.
Abraços! Um lindo dia pra ti.

Érica disse...

Perfeito este prato! Adorei a combinação, deve ser delicioso demais.
bjs

Eli disse...

Amiga Enzo não come carne e meu irmão mais novo também é vegetariano e eu depois de alguns meses de operada praticamente não como carne mias acho bem dificil comê-la - então devo dizer que esse enformado vai cair como uma luva no meu cardápio. rs

Lica