14/03/2012

Pão de azeitonas pretas e sal rosa - Bolo salgado

Olá cumadi e cumpadi!
Por aqui está uma mistura de sol e chuva, e aproveito o tempo nublado pra ligar o forno com mais gosto...
Queria uma receita fofa, saborosa e prática pra levar na marmita ou para dar de presente, encontrei!
Tudo prontinho, mesa posta... foi só aproveitar a chuva com um ventinho fresco pra tomar um cafezinho.
Ganhei o sal rosa do Himalaia e dei um toque de glamour no pãozinho, tá?!=)



Pão de Azeitonas Pretas e Sal Rosa - Bolo Salgado


2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) cheia de sal
2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de azeitonas pretas cortadas
2 colheres (sopa) de salsa picada
2 colheres (sopa) de manjericão picado
2 ovos médios ligeiramente batidos
2/3 xícara (chá) de leite frio
1/3 xícara (chá) de azeite


Em uma tigela grande peneire todos os ingredientes secos e reserve.
Em seguida adicione o parmesão, as azeitonas, a salsa, o manjericão e envolva bem. Reserve.

Em uma tigela média bata os ovos ligeiramente. Junte o leite, o azeite e misture bem.

Junte a mistura líquida aos ingredientes secos reservados e envolva delicadamente com auxílio

de um foeut até obter uma massa lisa e homogênea.

Distribua a massa em uma forma média própria para bolo inglês (22 x 10 x 6 de altura),

untada e enfarinhada. Asse até que esteja dourado.

Notas:
1. Você poderá substituir as azeitonas pretas por bacon frito e bem escorrido, frango defumado,

presunto cozido, bacalhau refogado, camarão cozido e picado, azeitonas verdes com alcaparras,

tomates secos, calabresa, etc.

2. Substituí o sal pelo sal rosa do himalaia e salpiquei por cima depois da massa pronta.

3. Na medida do azeite, misturei azeite e óleo.

4. Receita: Dia dia - Chef Álvaro Rodrigues




O cafezim tá pronto e o tempo tá bom demais pra gente prosear! Chega pra cá...

Um bejim!
=)

21 comentários:

Tia Rose disse...

Hummmm... aqui nem tá chovendo, mas deu uma vontade de comer esse pão...
bjs
Rose

COLHENDO FLORES ENTRE ESPINHOS disse...

Parece tão gostoso!!! Gostaria de provar
bjs
juliana

Carol Botelho disse...

Huuum que delícia!! Adoro azeitona, curti muito a receita.
Seu blog é um charme (e delicioso), obrigada por seguir o meu.

Super beijo ;*

Luiza Mallmann disse...

Q delícia!! Super gostoso, certamente! Agora, tira uma dúvida minha, por favor? O que o sal rosa do himalaia tem de bom?

Bjokinhas!

Luiza Mallmann
decorarsustentavel.blogspot.com

Trainee de Cozinheira disse...

Humm e esse presente foi prá quem, já que foi feito na latinha??? bjs
Maura

Van disse...

Eita que pãozinho danado de bom! Adorei a receita!

Bju

Jo Turquezza disse...

Que "cara" linda tem isso!
Vou copiar e fazer, tenho poucas receitas de torta salgadas.
Obrigada, valeu mesmo.
Beijos.

Anônimo disse...

Nossa Vinni, que receit fantástica. E é muito versátil. Adorei, até o marido passou, viu a foto e disse que queria que eu fizesse =) Vou mesmo fazer! Beijinho

Katima disse...

Que cafezim mais bão.
Esse pão parece maravilhoso, vou fazer.
Boa noite cumadre.
Kátima.

Unknown disse...

Que delícia... e deixa eu te perguntar uma coisa, vc assou na marmitinha?
Que charme!
Adorei
bjss

Anônimo disse...

Adoro azeitonas e amo pão, esta tua combinação para mim é mais que perfeita além de que ficou lindo!! beijinhos

Dani Hoffmam disse...

Que delicia de café! Aqui em Vitória tá um calor de sufocar a gente, tudo que eu queria era um ventinho e uma chuvinha!
Essa receita eu vi no dia que passou e já separei para fazer, só estou criando coragem pra ligar o forno na minha minúscula cozinha!

Bjos,
Dani

Divina Chita Brasil disse...

Será que dá para fazer na máquina de pão?

bacione

Anônimo disse...

Que delícia! Obrigada pela receita.

Vicentina disse...

Querida Vinni, ficou lindo seu pão, deu até vontade de comer uma fatia, vou levar a receita e fazer depois te conto.
Bjs amiga e uma Boa Tarde

Imaculada disse...

Minha querida!
Essa receita deve ficar boa demais.
Só de passar por aqui estou saindo de forma.Rsrs
Abraços! Boa noite e um amanhã
lindo pra ti.

bau da lola disse...

Não sei do que gosto mais, da delicia ou das fotos.

Vale Fértil disse...

Olá! Postamos sua receita na nossa fanpage no FaceBook, confere lá!

www.facebook.com/vale.fertil

rose japan disse...

amei seu blog mas n consegui adiciona-la
rose jp

SAPORE disse...

OlÁ! Adorei seu blog! Muito bem feito! td aqui é bom colocado! todos os detalhes! Muito bom mesmo! Meus Parabens! Vou te favoritar no meu! Beijo!

Até a proxima!

Faniquito disse...

Aiii cumadi, q coisa boa isso !!! Eu não conseguiria comer só um pedacinho.hehehe

Beijinhos

Ana