20/06/2011

Receita: Pé de Moça

Quando se diz que é de Minas... logo aparecem os pedidos e comentários...
"Hum, pão de queijo, feijão tropeiro"... "Ah! Fala um pouquinho... picadim igual mineirim"...
Isso acontece sempre! Logo que mudei para a capital achava estranho essa euforia...
hoje acho é graça! =)

E quando chega o tempo de festa junina... é batata! Os pedidos por doces típicos, comidinha de
roça aparecem. Ainda mais quando se mora em condomínio e o "pula fogueira" é obrigatório.
Prá você que não vai prá nenhuma festança... num fica tristizim, abatidim não, sô!
...simbora fazê um docim mode cê ficá numa aligríia imensa, uai!

Pé de moleque: É um doce firme e crocante feito com amendoim.
O doce mais delicado ganhou o nome de...
Pé de moça: O leite condensado faz com que doce fique macio -
Essa é a origem do nome, macio como
deve ser um pé de moça!


Doce Pé de Moça

Meio quilo de amendoim (torrado e sem pele)*
2 xícaras (chá) açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) manteiga (ou margarina)
1 colher (sopa) chocolate em pó (ou mais a seu gosto)

Modo de preparo

Em um tacho (ou panela de alumínio batido) misture:
Açúcar, manteiga, chocolate e o amendoim, mexa bem até que forme o ponto de um *caramelo.
Continue mexendo e agregue o leite condensado. Deve mexer até desgrudar do fundo da panela.
Desligar e despejar em um tabuleiro untado.
Quando estiver frio, corte em quadradinhos e passe no açúcar refinado.

Notas:
1. Eu já compro o Amendoim torrado e despeliculado Santa Helena.
2. Se quiser um sabor mais acentuado, acrescente os primeiros ingredientes sem o amendoim.
Quando estiver caramelando adicione o amendoim e mexa bem.
3. Na hora de passar no açúcar refinado, experimente acrescentar um pouquinho de amendoim triturado.
4. Prefiro as panelas de fundo grosso como as de alumínio batido, evitando assim que o doce queime.

Atualizado:
* Se você não tiver prática com o caramelo pq tem que ter muita força para
mexer o doce. Então tente fazer da seguinte forma:

Coloque na panela a mistura (exceto leite condensado), mexa até ficar em ponto de fio
(antes de virar o caramelo).
Abaixe o fogo, vá acrescentando o leite condensado e misture
bem até sentir que vai soltando da panela como um brigadeiro.
Depois é só despejar na forma ou em uma pedra de mármore e deixa esfriar.


Fica assim puxa-puxa e crocantim...

Êê pezim bão dimordê! Mah adispois num tem fuguêra que dê jeito...
vai tê mess quíi dançá muita quadríia prá queimá as caluríia! =]


Um tiauzim procês e até amanhã travêeiz! =]

Um bejim!
=)

Receitas:
Festa na roça é prá lá de bom
Feijão tropeiro

53 comentários:

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Ai vinni que doce lindo!
Lindo sim, porque o gosto mesmo não me agrada! :P
Mas sabe que eu amo paçoca e cajuzinhos?? Vai entender né?
Mas vou levar a receita pra fazer pro amor, afinal ele é fã! :D
Vinni querida, deixa eu te perguntar uma coisa que eu achei mega interessante, afinal nunca tinha visto, este amendoim torrado e sem pele que vc compra é muito mais caro que o convencional? Onde vc o encontrou? No supermercado mesmo??

Beijinhos

Cheiro Doce disse...

Que delícia! Que perdição!! hehehehe

Ivani disse...

Oi amiga, hoje estamos em sintonia!rs
Amendoim, é uma delicia!
Pé de moça ou de moleque é bom demais!!!
Eu postei amendoim doce rsrs
Ótima semana.
Bjs

Jotta e Rosley disse...

Ê cumadi, mas que coisa boa sô!
Pé de moça deve ser muito mais gostoso do que pé de muleque...
Abraços!

Rosana Garcia Hess disse...

hummmmmmm
kisses
Rosana

Sheila Mendes disse...

Olá, que bom conhecer seu blog.
Adorei suas receitas e principalmente saber que tb é mineirinha.
Bjos.

Marta Benicá disse...

Ficou lindo e com certeza uma delícia. Um beijo, Marta

Cristina disse...

Hummm, é porque falou que é de Minas é bom demais!nunca nem estive lá, mas sei o que é bom desde criança!!rs...
Adorei esse, pois é puxa-puxa e eu sou fã dessa textura!
Obrigada pela receita!
Bjinhos

tatiane disse...

Vinni, eu aqui, depois do jantar, beliscando um gengibre cristalizado, todo ardidinho, fiquei com vontade desse docinho! Minha mãe faz um parecido, mas não sabia que tinha esse nome, era só pé-de-moleque-de-chocolate, rs.
beijos e boa semana!

Pequenos Mimos disse...

Menina eu to viciada em pé de moça, mas nunca fiz em casa, vou testar sua receita.
bjs

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Vinni somos parentes meeesmo! hahaha
Eu tbm não como ele inteiro por nada neste mundo! haha
Sabe que acontece cumadi, eu tbm não suporto torrar e descascar amendoim!! Você sabe a trabalheira imensa que dá né?? Eu tenho que ver se compensa, afinal eu vendo cajuzinhos, por isso queria saber!
Toda vez que penso em torrar e descascar mais amendoim, quase choro! haha
Vou procurar certinho,experimentar e depois te conto!! :D
Obrigada por me informar ;)

Beijinhos minha prima distante! haha

Lari/Jê disse...

Sabe q só conheci o pé-de-moça quando me mudei aqui pra Curitiba, há + ou - 1 ano?
Sério mesmo... E me apaixonei!!! A ponto de tentar ficar sem comer pq senão eu comia todo dia!!!
Receita anotada =D

Beijos
Lari

Andreia Braga disse...

Não conhecia pé de moça, legal!

Bjs

Andreia Braga

Daniela disse...

humm td que é feito por mineirim é bom dimais sô! e esse pé di moça nunca comi não!Deve ser bom dimais hein! Só agora tive tempo de visitar as amigas acredita! Depois vou visitar os outros posts.bjs

Bruna Leite disse...

Que delícia de doce e que texto gostoso de ler vc escreveu! Adorei o jeito mineirinho de falar!!! beijos

Beta Tiossi disse...

Vinni que maravilha! Eu adoro esse doce, mas nunca fiz!
Sempre que alguém me diz que é mineiro eu penso em doce de leite, não tem jeito.
Meu pai é mineiro e sempre que recebemos visitas de lá me trazem doce de leite, é bom demais! bjs

Katima disse...

Com essas receitas e esse frio não tem dieta. Só alegrias!!!
Beijos e boa semana.
Kátima.

Josy disse...

Vinni do cér
Amo pé de moça, mas não uma moça qualquer, esse pé de moça, essa delicia espetaculosa e maravilhosa que tá aqui na minha cara. Ai Vinni que mardade!
Sabia que to tentando fazer regime
mas com esse pézinho me chamando e essa receitinha fácil que vc deu, acho que vou adiar a dieta sabe?
Receita anotada e aprovada. Bjokas

Renata disse...

amo esse doce,sepre compro numa loja perto da minha casa,acho q aora vou me arriscar a faze lo.

Bjus

Sara W. disse...

Vinni do céu!!
Que maravilha de receita, não conhecia. Tinha que ser de minas...as compotas de doces mineiros são deliciosas!!!
Vou procurar o amendoim Sta Helena.
Obrigada pela receita flor!Bjs

Anônimo disse...

Bom Dia!!
Gente, opinião de quem já provou.. pé de moça é VICIANTE.. eu nunca fiz, mas sempre compro no mercadinho aqui ao lado do trabalho..é sensacional.
Agora com a receita o mercadinho vai perder a freguesa.
Bjs...

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Oi Vinni, meu marido gosta muito de Pé de moça e eu não tinha a receita. Vou fazer a sua.
Grata

Gourmet disse...

Acabo de achar o prato para levar à festa junina na semana que vem. Mas confesso que fiquei muito curiosa por saber qual seria a origem desse nome ... alguma idéia, Vinni?

"Manjares da Manu" disse...

Cumadi, que pézinho maravilhoso!!!Puxa-puxa, eu amooooo assim, vou levar a sua receita!!!
Haaa, a batata é congelada!!!

Bjs...

Adriana Balreira disse...

Isso é maldade em alto grau! Gente que pé gostoso!!! Aqui no Ceará não fazem esse pé não!
Beijos
Adriana

Valéria disse...

Adorei a receita. Eu já vi pra vender aqui perto de casa, mas não sabia fazer (obrigada!!!!!)
Vinni, mas o que eu gostei mesmo foi poder ver você "falar" minerim de novo. Tava com uma saudade!!!
Beijos com carinho.
Valéria

Morar bem disse...

Uau!Que pezinho mais gostoso comadre, e assim vc acaba com nossa dieta..hehee
Adorei o puxa-puxa e a novidade do amendoim pronto. Diz onde comprou por favor!
Não sabia a origem do nome q legal!
Beijos amiga!!

Gourmet disse...

hahahahha Estou morrendo de rir por aqui, eu não tinha feito a associação do nome do doce em relação ao conhecido 'pé de moleque' rsrsrsrsr

Velminha disse...

Eta doce bom demais!Bom prá acabar com o regime kkkk
Muito legal compartilhar a receita, obrigadinha! Um abração!

Lívia Mathias disse...

Mas o arraiá tá bão nesse blog!!
Vi as receitas juninas e gostei do canjicão com amendoim e agora um pé delicioso...show!!
Aprendi mais uma com vc!
Beijim

Érica disse...

Nunca fiz pé de moça, mas deve ser bem gostoso.
bjs

Andréa Santana disse...

QUERIDA VINNI!
EU FIZ UM COMENTÁRIO DEU ERRO NO SERVIDOR NÃO SEI SE CHEGOU AÍ,ESTOU FAZENDO DE NOVO.
EU VI A RECEITA DO SEU BOLO CAVADO SE TIVESSE VISTO ANTES EU COLOCARIA A SUA RECEITA,NO GOOGLE APARECEU O DA MONICA, E QUANDO VC FEZ A RECEITA EU NÃO TINHA BLOG AINDA.
O SEU FICOU LINDO E DELICIOSO CHOCOLATE COM MORANGOS, SERÁ O MEU PRÓXIMO MAS O RECHEIO VOU FAZER DE BEIJINHO,RSRS.
E ESSE PÉ DE MOÇA ASSANHOU AS MINHAS LOMBRIGAS TENHO QUE FAZER, BOM D+!

UM GRANDE BEIJO NO SEU CORAÇÃO,
ANDRÉA...

® disse...

Ellen:
Custa cerca de 8 reais o pacote de 1 quilo.

Gourmet:
Atualizei o post com a origem.

Morar bem:
Compro em loja de produtos para festas.

Amores,
Obrigada pelo carim!
=)

Monica Uehara disse...

Ai que legal, Vini! Não conhecia o "pé de moça". Tudo de bom heim! Parece tão macio. Melhor que o pé de moleque rssss.
Amei a sugestão. Quero experimentar.
bj

Cozinha Perfumada disse...

Oi Vinni! Não conhecia esse pé de moça, por aqui só temos o pé de moleque mas adorei essa nova versão!! Deve ficar uma delícia!! E lindo esse docinho hein!! Combina muito com estas festas juninas!! Beijos Tereza

Anônimo disse...

Olha que delicia só não tenho paciência para fazer, mesmo sendo fácil, mas peguei a receita quanto tiver o tempo aparecer, bjss
Josiana Leite

Fabiana disse...

Amiga,
Essa segunda foto, está de matar, viu?
não conhecia essa versão de pé de moleque, mas se tem leite condensado, to dentro!
já estou anotando.
eita que essa quermesse tá me engordando só de olhar.....
beijos

Unknown disse...

Olá....esse doce está mara, mas hj eu fiz e não ficou assim....sniffff
Eu nunca havia comido esse doce e aí....experimentei e amei...socorro...o ponteiro da balança vai subir....
Que será q fiz de errado?

® disse...

Unknown:
Olá! O seu docinho ficou como? Mais firme ou mais molinho.
O meu normalmente fica mais molinho, o da foto já tinha dois dias. Ele vai secando por fora.
E como coloquei nas notas...acrescento amendoim trituradinho tb.
E com o tempo vai pegando o jeito, mais ou menos açúcar...mais chocolate...
Agora, mais firme ou mais molinho...as calorias são as mesmas...rs
Bejim!

Neuza disse...

Oi...fiz novamente hj e ficou errado, mais uma vez. O caramelo endurece qdo acrescento o leite condensado e desgruda da panela muito rápido, não dá tempo de amolecer. E não fica molinho. Aquele doce mole q tem no meio não fica no meu. De qquer forma, obrigada...beijosss

® disse...

Olá Neuza!
Fiquei chateada por não ter acertado.
Vou atualizar a postagem e deixar uma dica que minha irmã deu p o seu caso.
Eu não lembrei desse detalhe, que as pessoas que nunca fizeram não vão ter prática com o ponto em caramelo.
Agora por exemplo, faço somente qd minha irmã vem ao Brasil, pq uso tala no pulso e perco a força... ela que mexe a panela...por isso foi mt importante sua opinião!
Não somos profissionais, mas vamos nos ajudando, não é mesmo?
Obrigada pelo respeito e por escrever.
Um abraço,
Vinni

® disse...

Neuza,
Vou deixar além da atualização no post, um link de uma receita que tem pap. É um pouco diferente da minha, mas ilustra bem a dica da minha irmã.
http://www.receitaculo.com/receitas/17560/
Um abraço querida!

Neuza disse...

Olá Vinni...
Td bem? Desejo que sim, sempre...obrigada por responder às minhas dúvidas. Olhei o link que me enviou e farei novamente, seguindo as dicas. Vamos ver se desta vez dá certo, não é msm?? Depois volto para falar.
Super beijo e excelente semana.

Unknown disse...

Oi Vinni!!!
Hj fiz novamente o pé de moça e ficou bem melhorrrr. Não deixei caramelizar tanto e coloquei o leite condensado. E segui a dica de sua irmã. Ah, e tb diminuí a quantidade de açúcar. Devagar, vou pegando o jeitinho.
Obrigada, Vinni, que deus a abençoe sempre. Beijoss

® disse...

Oi Neuza,
Estou em falta c vc minha querida!
Li sua prosa e fiquei alegre com o acerto. Minha mãe fazia essa receita no tacho e c esse costume nem me lembrei do caramelo, realmente é prática. Mas no ponto de fio tb dá certo, né?!
Se tiver alguma receita e quiser nos ensinar, me envie, eu publico no Quituteiras...pois pelo visto vc deve ser mto prendada =]
Um bejim grande e qqer dúvida pode escrever tb no email

Kelly disse...

Hummmm, vou fazer , parece delicioso esse pé de moça !!!!!!
Kelly
http://delycinhasdelydely.blogspot.com

Patty Rocha disse...

Oi!
Eu fiz a receita com a dica q deu de fazer antes de virar caramelo e deu certo!! Oba!!!
Coloquei mais chocalate e passei no amendoim triturado e açúcar cristal.
No terceiro dia ficou bem puxa parendo c o seu. Obrigada pela receita!
Beijocas, Patty

Anônimo disse...

EU FIZ E TODOS ADORARAM FICOU UMA MARAVILHA,BEM PUXA-PUXA.ADOREI O SEU BLOG

KEITYYYY disse...

Muito bom adorei sua receitaaaa......

Andrea disse...

Olá! Que blog adorável, parabéns! Fui com empolgação fazer essa receita que eu adoro, mas algo deu errado, ficou tipo uma rapadurinha, sabe? A impressão foi de que era pouco leite condensado para muito amendoim, mas fiz tal qual a receita.Alguma sugestão de onde foi que eu errei, pois quero tentar de novo! rsrs Obrigada, um abraço!!

® disse...

Oi Andrea!

Desculpe pela demora, mudei de casa e estou enrolada com tantas caixas =/

Bem, o segredo é o caramelo. Pra quem tem prática, vai dar o ponto e conseguir mexer com força qdo add o leite condensado.

Pra quem não tem é melhor fazer o caramelo até antes de dar o ponto (coloquei a dica no final da postagem)... mas vou deixar um link de um post da net com foto, talvez te ajude mais vendo o PAP.

http://orfadaofelia.wordpress.com/2010/06/23/pe-de-moca/

Espero que dê certo, qqer coisa, se preferir pra próxima vez... não coloque todo o meio quilo, talvez ajude.

Tomara que dê tudo certinho, viu?!
Um bejim!

Unknown disse...

como eu faco pla dar o ponto de corte pla ficar bem firminho .obrigado

Unknown disse...

como eu faco pla dar o ponto de corte pla ficar bem firminho .obrigado