27/06/2011

Caseirinha: Refogado de repolho - Omelete com fubá

O final de semana só foi aquecido pela correria das crianças...
Mas a semana amanheceu gelada...
Então troquei a salada pelo belo refogadinho... um molhinho com carne moída...
e agreguei o bom ovinho mais fortinho dessa vez.

Vendo o gasto de energia dos pequenos, me lembrei que na minha infância...
não havia tanta comida dita 'vitaminada' como vemos hoje em dia nas prateleiras...
E para evitar fraquezas e anemias...
Minha mãe tinha sempre uma receita com fubá, inclusive para os ovinhos. =)


Refogadinho de Reponho com Gergelim

Não tenho medidas, tá?!

Repolho fatiado
Cebola picada
Tomate picado
Cebolinha picada
Salsa picada
Gergelim preto
Shoyo

Modo de preparo

Em uma frigideira refogar a cebola em um pouco de azeite. Acrescentar o tomate, o repolho, gergelim.
Temperar com shoyo, sal, cebola e salsa, misturar bem e desligar o fogo.

- Não deixe refogar muito.


Omelete com Fubá

4 ovos
2 colheres (sobremesa) de fubá ( usei Yoki )
cebolinha picada
sal

Modo de preparo

Em uma tigelinha bater os ovos, acrescentar o fubá, mexer bem até dissolver.
Misturar a cebolinha e um poquinho de sal.
Untar uma frigideira com óleo, esquentar um pouquinho e despejar a mistura.
Dourar de um lado e de outro normalmente. Fica bem sequinho.

- Se gostar, acrescente pedacinhos de queijo.
- O fubá é rico em ferro e ácido fólico.

Uma boa semana para todos!

Um bejim!
=)

33 comentários:

Sara W. disse...

Vinni!!
Vc é demais!!
Nunca tinha ouvido falar de omelete com fubá a-d-o-r-e-i!
Vitaminada e sequinha vou fazer amanhã.E o refogado q delícia.
Adoro sua comidinha caseira!!
Beijos

Artesanato Fênix disse...

Oi Vinni,

Depois vou te escrever, não estou podendo postar esses dias. Te explico por email.

Comidinha deliciosa e feita com carinho!

Beijokas, Gih

Lívia Mathias disse...

Eu adorei a receita da sua mãe, uma idéia tão simples e perfeita!!!
VOu comprar um pacote da Yoki prá fazer ;)
Bjs!!

Elisangela disse...

Ai que pratinho lindo e bem prático par se fazer no dia-a-dia.

Beijos
http://ursulinodecor.blogspot.com

Patrícia Gomes disse...

Huuummm, ideia boa por dimais pra eu copiar amanhã! ;oD

Frô, recebeu meu e-mail respondendo à sua pergunta?

Xerinhos
Paty

Josy disse...

Vinni que delicia de comidia caseirinha. Adoro repolho, mas nunca tinha ouvido falar em omelete com fubá, receita de mãe é sempre boa né. E sua omelete ficou sequinha, belo prato. Gostei muito. Bjokas amiga uma excelente semana prá vc

a disse...

Adorei a receita, bem apetitosa!!
beijinhos

Fabiana disse...

Vinni,
Adoro os seus posts da "Caseirinha",
porque tem dias que acordo sem inspiração nenhuma para cozinhar.
E aqui, sempre encontro novidade...
como foi o caso do omelete com fubá, nunca fiz, mas adorei.
Ainda mais aqui em casa, todos adoram polenta e omelete.
Juntar os dois, então......

beijos

Sandra Reis disse...

Vinni querida

Que pratinho de mãe mais carinhoso. Essa ideia do fubá na omelete estou levando...muito boa, não conhecia. Ai que arroz e feijão delícia!

beijinhos pra todos aí!

Laine Linhares disse...

Vinni, que saudade de prosiá um bocadinho com vc, cumadi! Amei essa sua receitinha. Vou fazer aqui, sem o gergelim, que tá em falta em casa...rsrsrs
Beijo gostoso na bochecha!

Laine Linhares disse...

Amor, agora vou falar do omelete. Adorei a idéia de colocar o fubá, fica mais nutritivo, e deve ser muito saboroso. Tem milho? Tô dentro!kkkk
Sabe o que faço tb? Faço no micrroondas. "Sujo" com óleo um refratário, despejo o omelete e coloco 2 min e depois vou acrescentando 30 seg até sair o palitinho sequinho. Com 4 ovos, em 4 min fica pronto. Beijin saudoso!

Sandra G disse...

Comida caseira é sempre maravilhosa!!Que refeição tão boa!

Bjs

Katima disse...

Cumadi essa omelete deve ficar ótima e nutritiva, vou fazer para as meninas.
Beijos,Kátima.

Re Batista disse...

Querida você arrasa nas receitinhas deliciosas e também nas fotos? Nossa tá parecendo comida de estúdio... lindo!
Obrigada pelo carinho e preocupação comigo, já estou super bem, graças a Deus.
Que bom que gosta doa louvores, também amo quartetos...

Beijos e bom dia!

Ivani disse...

Vinni, que comida caseira mais gostosa amiga!
Tudo combina perfeitamente e ainda mais com esse frio!
Adorei a idéia da omelete com fubá!
Vou experimentar!
Tenha um ótimo dia querida.
Bjs

Érica disse...

Adoro repolho refogado, e omelete tb, mas com fubá nunca provei.
bjs

"Manjares da Manu" disse...

Adorei a dica de colocar gergelim no refogado!!!Ficou muito rico e a sua omelete é novidade!!!Vou testar!!!

Bjs...Boa semana!!!

lilian vieira disse...

Oi cumadi, aqui em casa quando está frio não conseguimos comer salada, eu sempre faço também legumes e verduras refogadas, mas esse omelete eu nunca fiz, vou testar,bjos.
http://mulhersuper.blogspot.com

Marta Benicá disse...

Adoro repolho e o prato ficou demais. Boa semana. Bjs...Marta

Marly disse...

Oi, Vi,

O seu pratinho é dos meus, adoro um PF destes! Também nele só tem coisas que eu gosto: refogadinho de repolho (que aind aleva gergelim!), feijão, arroz e a deliciosa omelete com fubá, acredite você ou não, isto é um banquete para mim! Tem jeito não, a gente carrega a mineirice no sangue e os gostos permanecem para sempre, rsrs.

Um beijo!

Andréa Santana disse...

OLÁ MINHA QUERIDA!
ESSE PRATINHO TÁ BOM DEMAIS DA CONTA, EU NÃO TROCO POR NADA, HUMMMMMMMMM!

UM GRANDE BEIJO,
ANDRÉA...

Cozinha Perfumada disse...

Mas que pratinho lindo!! Adorei o refogado e o omelete !!Hummm Comida caseira é tão bom né!! :D Beijos Tereza

Gina disse...

Ai, Vinni, nesses dias frios, são essas comidinhas que mais nos encantam. Bem quentinhas, pra gente ficar feliz.
Aqui tivemos o primeiro dia de temperatura negativa, -0,5°, com sensação térmica de -6°.
Tenho andado sumida por causa da mudança do Naco para a nova plataforma. Estou lhe esperando para um cafezinho e um dedinho de prosa.
Bjs.

ameixa seca disse...

Um prato colorido, para animais os dias frios :)

Eula Paula disse...

Oi flor, vi que vc está me seguindo e vim fazer uma visita! seja sempre bem vinda ao meu cantinho, ja te sigo! Eu amei seu blog, me deixou com água na boca rsrs bjinhus

Lili Bolero disse...

Essa comidinha está de dar água na boca. Vou experimentar essa omelete. Saudade de vir aqui. Beijãozão.

Rachel disse...

Não tem pratinho mais gostoso que esse, qualquer dia desses vou publicar uma saladinha de repolho também, adoro, agora omelete com fubá essa tenho de fazer logo, logo...rs!
Bjuss!!!

Sileni Machado disse...

Nossa! Adoro comidinhas caseiras, esse seu prato ficou di-vi-no!!!
Adorei a dica da omelete, já coloquei trigo, mas fubá nunca, vou experimentar, dps te conto como foi, mas vendo o seu com certeza deve ficar ótimo! =)
Bjss
Si

Catarina Collins disse...

Vinni,
Isso e' só ideias boas... Também nunca tinha ouvido falar de omelete com fubá, mas esta com um aspecto delicioso : )

Beijinhos

lívia e lúcia disse...

OI Vnni comida caseira é sempre a melhor né, a foto me abriu o apetiti hummmm!

Fla disse...

Que pratinho mais colorido cumadi!
Adorei o refogadinho com gergelim, e a ideia do ovinho com fubá achei super diferente, e óbvio que vou testar!
Beijocas pra vocês

Lina disse...

Olá, Vinni, adorei esta comidinha caseira!Já tinha visto outro pratinho com feijão por aqui, deu-me umas saudades...Vou fazer um dia destes e o omelete com fubá, está demais, vou fazer pra minha filhota!
Beijinhos

Cecilia e Helena disse...

Que prato mais lindo, meu deus do céu!